Lucchesi

Sobre

Eu escrevo para ajudar mais pessoas a enxergarem a beleza da computação e a aplicabilidade de conceitos que muitas vezes parecem inúteis ou desconectados do mercado.

Foto de Alexandre Lucchesi

Não basta funcionar, tem que funcionar lindamente.

Eu

Olá, meu nome é Alexandre Lucchesi (lu-ké-zi), e mais do que um processo de engenharia, eu acredito que programar é uma forma de arte. A engenhosa arte de resolver problemas. E se programar é arte, então nós desenvolvedores somos os artesãos que usam algoritmos como matéria-prima e linguagens de programação para expressar as mais elegantes soluções.

Como todo bom artesão, eu acredito que nós precisamos escolher bem e operar com maestria nossas ferramentas, que precisamos dominar os fundamentos por trás das tecnologias que usamos e, acima de tudo, que precisamos ter a mente aberta e muita humildade para viver em constante aprendizado.

Após anos trabalhando nas mais diversas áreas da computação, eu encontrei o meu propósito ensinando por quê e como as coisas funcionam. Eu sou formado em Engenharia de Computação, sou mestre em Ciência da Computação e, atualmente, sou professor na Universidade Católica de Brasília (UCB), onde eu passo 80% do tempo ajudando alunos incríveis a criarem great apps na Apple Developer Academy e, os outros 20%, ministrando disciplinas nos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Software.

Eu sou muito entusiasmado com tudo que envolve computação, mas eu tenho um carinho especial por programação funcional e pelo uso pragmático de linguagens consideradas exóticas, como a linguagem Haskell. Não é a toa que você vai encontrar muitos posts sobre esses assuntos por aqui…

São coisas meio diferentonas? Definitivamente!

Mas como eu falei ali em cima, é importante ter a mente aberta na nossa profissão, e aprender tecnologias como essas abre nossa mente para novas possibilidades e nos dá criatividade para programar soluções ainda melhores, mesmo que no nosso dia-a-dia nós não trabalhemos diretamente com elas.

Por isso, minha missão com este blog é te encorajar a aprender coisas diferentonas, para que você se torne um verdadeiro Shakespeare da programação e comece a criar códigos cada vez mais lindos, dignos de emoldurar e colocar na parede da sala!

E aí, tamo junto?

Se você se interessou por alguma coisa que eu falei, eu gostaria de te convidar a se cadastrar na minha lista de emails no box abaixo. Assim você ficará sabendo sempre que eu produzir um novo conteúdo.

Sem spam! Apenas um email por semana…

Não esqueça também de me seguir nas redes sociais:

printf("Valeu!\n");
return BLOG;