Lucchesi
topo

IBM Cloud Discovery 2018 #day1

O que rolou nas melhores palestras do primeiro dia do #IBMCloudDiscovery.

O primeiro dia do IBM Cloud Discovery acabou.

Eu assisti palestras de diferentes níveis, algumas muito boas e outras nem tanto.

Neste artigo, eu resumo os principais pontos de três apresentações que me chamaram atenção.

Exponential Technology in the Age of Consciousness

Esta foi a melhor apresentação do dia. Tanto o conteúdo quanto o preparo do palestrante foram diferenciados. Não é à toa que foi o keynote.

Rudy de Waele listou os maiores desafios enfrentados pela humanidade e descreveu como eles estão sendo solucionados por meio da tecnologia. Além disso, ele mostrou como essas tecnologias impactarão diferentes aspectos das nossas vidas.

Esses desafios incluem o aumento das taxas mundiais de obesidade, os elevados níveis de poluição, problemas relacionados ao trânsito, crescimento populacional acelerado, possível escassez de alimentos, entre outros.

Todas as soluções propostas para esses desafios envolvem o uso de pelo menos uma das seguintes tecnologias: Inteligência Artificial (AI), Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Blockchain.

Bioplásticos e navios robôs autônomos, por exemplo, são uma solução para limpar os oceanos. Para reduzir os acidentes de trânsito, temos os carros autônomos. E para a fome, temos laboratórios sintetizando carne de verdade.

Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing

Esta palestra trouxe uma visão de IA sob a ótica de profissionais de marketing. Segundo Mauro Segura — Diretor de Marketing da IBM — estima-se que, nos próximos dois anos, IA será a tecnologia mais usada no marketing, com IoT vindo em segundo lugar. O uso de IA no marketing está ligado a dois pontos: eficiência e experiências inovadoras.

No caso da eficiência, aposta-se em um aumento de produtividade, com ferramentas inteligentes de análise de campanhas, automação de campanhas e maior capacidade de gestão de conteúdo. No caso das experiências inovadoras, tem-se a hiper-personalização do conteúdo, personalização em escala e recomendação de produtos.

O Brasil é o país mais entusiasmado do mundo com o uso de IA no marketing. 67% dos profissionais de marketing brasileiros acreditam que IA é essencial. Apesar disso, na prática, IA ainda é usado muito pouco por esses profissionais. Eles alegam como obstáculos a falta de budget, questões relacionadas à privacidade do consumidor e a falta de uma estratégia de negócios bem definida envolvendo IA.

LGPD, GDPR e as Novas Regulações de Dados: Sua Organização Está Preparada?

Esta palestra já começou com um dado alarmante: 90% de todos os dados da história foram produzidos nos últimos dois anos: um total de 2,5 quintiliões de bytes. Dados são importantes. Eles valem dinheiro, muito dinheiro. E para garantir o bom uso do petróleo da nova economia, precisamos de regulações.

GDPR e LGPD são, respectivamente, a regulação europeia e a regulação brasileira. A LGPD foi sancionada no Brasil no dia 15/08/2018 e entra em vigor no início de 2020. Nós programadores não gostamos muito de leis, mas a LGPD já é uma realidade e esse é o prazo que temos para nos adequar. Além disso, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre essas questões. Proteger os dados dos usuários agora é um requisito must have. Caso você queira continuar tratando-o como should have, lembre-se que a multa é bem generosa.

Essas leis não foram criadas do nada. Dentre os acontecimentos que contribuíram, destacam-se: o caso Snowden, que expôs a violação de privacidade de milhões de pessoas (incluindo a ex-presidente Dilma Roussef) pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA); a Lei Carolina Dieckmann, criada após o vazamento de fotos íntimas da atriz; a criação do Marco Civil da Internet no Brasil; o escândalo da Cambridge Analytica (Facebook), acusada de ter participação na vitória de Donald Trump nas últimas eleições dos EUA; e centenas de outros casos envolvendo o governo e grandes empresas.

Outras palestras

Além dessas três, eu gostei muito do case do Busca.Legal, do Manual Cognitivo do Virtus e da palestra sobre segurança do Felipe Prado.